quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A Vida na Terra



A Terra demorou algum tempo a arrefecer.



Depois houve um grande período do vulcanismo. Com tanto gás a ir para o céu (espaço), formou-se uma atmosfera muito primitiva. Esta atmosfera era rica em gases que provinham dos vulcões (a atmosfera de Vénus é igual á nossa atmosfera primitiva).



A atmosfera tinha tanto vapor de água, que começou a chover durante muito tempo eisso criou várias poças de água. Foi nessas poças que começou a vida.



Temos nas poças os elementos químicos para formar uma molécula, só nos falta uma coisa.



Por pura, sorte um raio atinge uma dessas poças e formou moléculas orgânicas e essas moléculas formaram um conservado, não era um ser vivo, era um conjunto de moléculas.



Esse conservado formou a ceanobactéria, que é uma bactéria (e é um ser unicelular) que faz a fotossíntese e deu origem a todos os seres vivos.



Tiveram milhares de anos sozinhas, a transformar a atmosfera, rica em dióxido de carbono, para oxigénio.



Com o tempo tiveram que se modificar, umas deixaram de fazer a fotossíntese e formaram os animais, outras formaram os vegetais, outras ficaram iguais, mas muitas morreram.





-----» A vida apareceu há 3200 milhões de anos, estrombólitos (1º fósseis de seres vivos, que resultam das ceanobactérias).

Sem comentários: