Processos de fossilização:
Mumificação: é o processo mais raro que existe. É a conservação total do ser vivo, é o unico processo que fossiliza as partes duras e moles através do gelo ou do âmbar (resina). No gelo poden fossilizar-se animais grandes e animais pequenos, enquanto do âmbar que só conservam animais muito pequenos.
Incrustação: ocorre quando substâncias trazidas pela água que se infiltram no subsolo. Criam-se crostas de minerais à volta do ser vivo e este é conservado.
Mineralização: quando os minerais são depositados em cavidades (buracos) nos ossos ou nos troncos. É assim que se forma a madeira petrificada.
Recristalização: é o processo geral de fossilização, onde os elementos químicos minerais passam da rocha para o ser vivo e vice-versa.
Carbonificação: é quando há perda de substâncias voláteis (gases) que constituem o ser vivo, excepto o carbono, pois é o gás mais pesado. Com o passar do tempo o carbono transforma-se em carvão mineral.
Moldagem: é o processo mais vulgar. Resulta com o preenchimento interno ou externo das partes duras. É quando o ser vivo fica moldado na rocha (interno é por sedimento).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário