Este filme trata toda a matéria que demos; o inicio da vida na Terra, os fósseis, as falhas (placas tectónicas), o tempo geológico e os minerais (que ainda estamos a dar).
Apareceram vários geólogos, a explicar-nos um pouco da vida na Terra e uma teoria do aparecimento da Lua.
A teoria da Lua diz que um meteorito (maior e mais antigo do que o que extinguiu os dinossauros) embateu na superfície terrestre e vários pedaços (rochas) "saltaram" e ficaram a rodar na órbita, esses pedaços juntaram-se e formaram a Lua (teoria Lua filha da Terra).
Falou-nos também como os dinossauros teriam sidos extintos e da vida antes deles, houve um geólogo que retirou umas rochas do fundo da Terra para poder estudar os seres vivos que lá viviam e que a sua espécie durou vários milhões de anos.
Houve outros que quiseram descobrir a profundidade de umas rochas e colocaram uns aparelhos que "mediam" a distância das ondas sonoras, pois para terem as essas ondas fizeram explodir dinamite fazendo passar ondas que batiam nas rochas e voltavam e os aparelhos faziam o seu "trabalho".
Havia dois geólogos em países diferentes que fizeram o mesmo (em cada país) descobriram o mesmo tipo de rochas (idênticas) a vários km umas das outras, isso prova que as placas tectónicas estão sempre a mover.
A parte que eu achei mais interessante foi quando uma senhora mergulhou até aos fundos oceânicos para ver umas grutas. Essas grutas já tinham estado secas, por isso ainda se pode encontrar fosseis de morcegos.
O último geólogo foi a um grande desfiladeiro, onde haviam umas cataratas secas (maiores que as do ....) que faziam uma espécie de ferradura. Ele propôs uma teoria que esse desfiladeiro fora feito por um rio, mas quase ninguém acreditou, só depois é que conseguiu provar a sua teoria.
Havia (ou ainda há não percebi muito bem) um grande "lago gelado" que tinha uma enorme quantidade de água que estava "barrada" por uma enorme barragem da rocha, que a força da água acabou por destruir e a água andou a correr e a formar o desfiladeiro até secar.
No fimdo filme dizem que estamos a passar pela zona mais densa da Via Láctea, como aconteceu no tempo dos dinossauros, onde existe mais possibilidade de "levar" com meteoritos.
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)